LARC - Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores

As TVS Educativas têm um papel fundamental no registro e disseminação de informações  cientificas, técnicas e educacionais. Essas instituições sejam elas diretamente relacionadas a uma Universidade ou não, cumprem seu papel, procurando ainda preservar esse acervo de valor inestimável. Os sistemas tradicionais que são utilizados para a distribuição em massa desse material, fazem uso de técnicas de “Broadcast” (distribuição em tempo real ou simultâneo). Porém, esses acervos constituem-se de um rico material de pesquisa que poderia estar disponível 24 horas durante sete dias na semana, e não somente nas programações diárias das TVs.

As redes metropolitanas de alta velocidade (remais), implementadas com o apoio do CNPq e da RNP, possibilitam a implantação de sistemas de transmissão de multimídia com qualidade de estúdio sob demanda. Desta forma é possível remover a simultaneidade no tempo imposta pela forma de transmissão televisiva tradicional, propiciando ganhos enormes nas aplicações que necessitam se adaptar à disponibilidade do usuário que a exercita. Os sistemas de vídeo sob demanda permitem colocar a disposição de usuários, geograficamente distribuídos, material que poderá ser acessado a qualquer momento.
Tipicamente, estes sistemas devem distribuir uma quantidade enorme de conteúdo de áudio e vídeo armazenado num sistema de hierarquia de memória de três ou mais níveis. Estes materiais de mídia contínua devem ser armazenados de forma inteligente (“streaming”) na hierarquia de memória do sistema para permitir que múltiplos usuários possam acessar simultaneamente tais programas obtendo um resultado com qualidade e operação similar a de uma exposição local de vídeo [1]. Técnicas de organização dos servidores de vídeo, algoritmos especiais para o gerenciamento da hierarquia de memória, otimização das técnicas de compressão [3] e questões relacionadas a qualidade de serviço [5, 6] tem sido investigados para possibilitar uma implementação eficiente e deverão ser observados neste projeto.
Diante de tudo isso, o objetivo principal deste projeto foi a definição e implantação de uma infra-estrutura mínima necessária para a digitalização de material de áudio e vídeo analógico [7, 8] para iniciar um processo de modernização da TV Cultura, de forma a poder disponibilizar seu conteúdo junto a RMAV-SP. Além disso, o projeto permite fazer pesquisa e desenvolver uma metodologia de produção digital, edição não-linear, digitalização, compressão, armazenamento, organização da hierarquia de memória e de acesso seguro a esses acervos. Essa metodologia foi transferida para a TV Cultura e, a partir da integração do sistema de vídeo sob demanda a RMAV-SP, o material digitalizado poderá ser acessado por estudantes, professores e pesquisadores de diversas universidades brasileiras. Outra questão relevante na digitalização e disponibilização de conteúdo digital está relacionado às buscas através de palavras chaves ou através de características da mídia em questão. Um sistema de armazenamento de informação deve ser eficiente na busca e recuperação do conteúdo, para isso é necessário escolher uma técnica eficiente de indexação [2, 3]. Esta problemática será também tema de estudo e pesquisa dentro do contexto do sistema de multimídia sob demanda.

Objetivos:
1.     Pesquisa em produção, armazenamento, organização e busca de conteúdo digital:
  • Criação de uma metodologia para a migração de mídias analógicas para digital, incluindo o armazenamento, organização e busca do conteúdo.
  • Pesquisa especifica para a otimização da arquitetura hierárquica de armazenamento, a fim de implementar um sistema multimídia sob demanda mais eficiente com relação ao armazenamento e a organização.
  • Pesquisa de otimização da indexação do conteúdo multimídia, considerando padrões como o MPEG-7 e o MHEG, a fim de implementar um sistema multimídia sob demanda mais eficiente com relação a busca e recuperação do material armazenado.
2.     Capacitação Tecnológica para a produção de conteúdo digital:
  • Capacitação do corpo técnico da Escola Politécnica e da TV Cultura.
3.     Infra-estrutura para permitir acesso a mídia digital:
  • Criação de uma infra-estrutura mínima para permitir o acesso a parte do acervo da TV Cultura através da Web pela RMAV-SP.
  • Configuração do sistema de multimídia sob demanda que permita armazenar e distribuir esse acervo digital.
  • Integração do sistema de multimídia sob demanda com a rede RMAV-SP.
4. Produção de conteúdo digital:
  •  Digitalização, organização e indexação do conteúdo do Núcleo de Documentação e Referencia de Música Brasileira com o apoio da Fundação Vitae, que conta com acervo de partituras e registros musicais em áudio e vídeo provenientes da Discoteca e Fitoteca da Rádio e TV Cultura. Esse rico conteúdo digital permitirá divulgar a música brasileira e propiciará estudos desta área da nossa cultura por pessoas que estejam distantes da TV Cultura.