
LARC - Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores
O serviço de VPN do LARC é baseado nos protocolos IPSec e IKEv2, contando com 2 servidores para fins de redundância. Para a sua configuração, utilize os seguintes parâmetros:
As instruções específicas para as diversas plataformas encontram-se detalhadas abaixo (as instruções foram baseadas no manual do PFSense, sob licença Creative Commons, e encontra-se em refinamento/tradução).
Para o troubleshooting da conexão VPN, clique aqui.
Add-VpnConnection `-Name "LARC 1" `-ServerAddress "vpn.larc.usp.br" `-AuthenticationMethod "Eap" `-EncryptionLevel "Maximum" `-RememberCredential -PassThru `-TunnelType "Ikev2"
Set-VpnConnectionIPsecConfiguration -ConnectionName "LARC 1" `-AuthenticationTransformConstants SHA256128 `-CipherTransformConstants AES256 `-EncryptionMethod AES256 `-IntegrityCheckMethod SHA384 `-DHGroup ECP384 `-PfsGroup None `-PassThru -Force
Add-VpnConnection `-Name "LARC 2" `-ServerAddress "vpn2.larc.usp.br" `-AuthenticationMethod "Eap" `-EncryptionLevel "Maximum" `-RememberCredential -PassThru `-TunnelType "Ikev2"
Set-VpnConnectionIPsecConfiguration -ConnectionName "LARC 2" `-AuthenticationTransformConstants SHA256128 `-CipherTransformConstants AES256 `-EncryptionMethod AES256 `-IntegrityCheckMethod SHA384 `-DHGroup ECP384 `-PfsGroup None `-PassThru -Force
Para conectar abra Network and Internet Settings. e, na página que abrir, selecionar VPN e depois um dos perfis criados acima. Clicar no botão Connect. No primeiro acesso será pedido o usuário e senha, que será salvo para os próximos acessos.
Instruções validadas no Mac OS X Catalina.
vpn.larc.usp.br em Endereço do Servidor.vpn.larc.usp.br em ID Remoto.vpn2.larc.usp.br nos passos 7 e 8.Para conectar na VPN: Usar o ícone no menu, ou ir na seção de Rede de Preferências do Sistema, selecionar a VPN e selecionar Connect.
(A fazer)
Instruções validadas no IOS 13.
vpn2.larc.usp.br nos passos 5 e 6Para conectar na VPN: Abrir Ajustes, ir na opção VPN, selecionar a configuração feita acima (caso haja mais de uma configuração) e mover a chave de Estado para a opção Conectado.
Instruções validadas no Ubuntu 20.04.
Observação: No Ubuntu 20.04 será necessário efetuar as configurações e conexões via linha de comando (o NetworkManager possui uma falha que impede que se utilize a interface gráfica para este tipo de VPN).
1. Instalar os pacotes conforme comandos abaixo
sudo apt-get install strongswan libcharon-extra-plugins libcharon-extauth-plugins
2. Editar arquivo /etc/ipsec.conf e inserir as seguintes linhas, substituindo SeuUsername pelo seu usuário de login (sem @larc.usp.br ou @larc2.usp):
conn larckeyexchange=ike
dpdaction=clear
dpddelay=300s
eap_identity=SeuUsername
leftauth=eap-mschapv2
left=%defaultroute
leftsourceip=%config
right=vpn.larc.usp.br
rightauth=pubkey
rightsubnet=0.0.0.0/0
type=tunnel
auto=add
conn larc2keyexchange=ike
dpdaction=clear
dpddelay=300s
eap_identity=SeuUsername
leftauth=eap-mschapv2
left=%defaultroute
leftsourceip=%config
right=vpn2.larc.usp.br
rightauth=pubkey
rightsubnet=0.0.0.0/0
type=tunnel
auto=add3. Editar arquivo /etc/ipsec.secrets e inserir a seguinte linha, substituindo SeuUsername e SuaSenha pelas respectivas informações.
SeuUsername : EAP SuaSenha
4. Efetuar o link entre os certificados do sistema e os certificados da VPN:
sudo mv /etc/ipsec.d/cacerts /etc/ipsec.d/cacerts_old
sudo ln -s /etc/ssl/certs /etc/ipsec.d/cacerts
5. Reiniciar o software da VPN para ler as configurações:
sudo ipsec restart
6. Digite o comando abaixo para iniciar a conexão da VPN (substituir larc por larc2 para conectar no 2o servidor de VPN):
sudo ipsec up larc
7. Digite o comando abaixo para fechar a conexão da VPN (substituir larc por larc2 caso a conexão tenha sido feita no 2o servidor de VPN):
sudo ipsec down larc