LARC - Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores
A RNP conta com um serviço de webconferencia para uso em aulas, reuniões e apresentações virtuais. Nelas é possível efetuar:
Usuários cadastrados na plataforma possuem uma sala virtual pessoal, que permitem pequenas reuniões de até 5 participantes. Além destas, o LARC conta com uma sala virtual para reuniões maiores.
O manual completo do serviço encontra-se aqui. Abaixo são descritas algumas informações para o seu uso.
O sistema é baseado em um acesso via browser, com Adobe Flash instalado. O seu computador deve atender os seguintes requisitos:
Informações mais detalhadas sobre os requisitos do sistema podem ser encontradas aqui.
Para verificar se o seu ambiente possui todos os requisitos necessários, acesse: http://conferenciaweb.rnp.br/teste para efetuar um teste no ambiente.
A abertura de salas deve ser feita por usuários cadastrados na plataforma, no endereço https://conferenciaweb.rnp.br. O cadastro é feito automaticamente, no primeiro acesso federado ao sistema por meio da Comunidade Academica Federada (CAFe). O login é feito por meio das credenciais do sistemas.usp.br (senha única da USP). As instruções para o acesso federado à plataforma encontram-se detalhadas aqui.
Uma vez acessada a plataforma há dois tipos de salas possíveis de uso:
Para iniciar a sessão na sala do LARC é necessário clicar no nome da comunidade LARC-USP e em seguida no botão Iniciar. No caso da sala pessoal o botão Iniciar fica ao lado do campo com o endereço da sala.
Para que outras pessoas possam participar da reunião, não é necessário que elas façam login na plataforma (nem mesmo que tenham usuário), deve-se apenas passar o endereço da sala para os participantes. No caso da sala do LARC o endereço é: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/larc-usp
Uma vez aberta a sala, deve-se acessar o endereço da sala enviada pela pessoa organizando a reunião. Irá abrir uma página com duas formas de acesso:
O acesso de usuários cadastrados é igual ao acesso feito para a abertura da sala. Para o acesso dos convidados eles devem preencher a parte da janela identificada por "Não tenho uma conta" com o seu nome completo, clicar em Entrar, a seguir clicar em Confirmar e aguardar um dos organizadores da reunião autorizarem o acesso.
Uma vez autorizada a entrada na sala o usuário deve seguir as instruções para permitir o acesso do sistema ao microfone e webcam locais, bem como efetuar alguns testes rápidos (recomenda-se entrar na sala alguns minutos antes do início da reunião para estes testes).
O Manual de Usuários do serviço descreve como utilizar os recursos da sala. Além destes, alguns links são úteis para recursos específicos:
Observação: o sistema está sendo migrado para uma versão HTML5, que não demanda o uso do Flash. Desta maneira, é possível que, dependendo do servidor onde a sala for aberta, ela aparece com o layout novo (mais informações). Não há como prever isso no momento, uma vez que o servidor é escolhido de acordo com a carga do sistema.
O ambiente permite a participação por meio de Apps para plataforma Android e IOS, com algumas limitações. Para tanto deve-se efetuar a instalação do aplicativo "Mconf-Mobile", presente nas respectivas lojas de aplicativos das plataformas móveis.
Baseadas tanto no uso como em uma lista de recomendações da UFSC e da ESR-RNP: