LARC - Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores

Um dos mais importantes avanços tecnológicos destas últimas décadas está relacionado à comunicação sem fio (wireless). Como resultados destes avanços, comunicações sem fio têm sido desenvolvidas para suportarem, não somente telefonia, mas também dispositivos domésticos e de outros tipos de uso diário. Estes dispositivos deverão estar habilitados para se comunicarem com outros dispositivos em qualquer ambiente e também conectados a Internet.
Os dispositivos podem ser: computadores, telefones, equipamentos de áudio/vídeo, ar-condicionados / sistemas de calefação, etc. Um ambiente acadêmico será uma mistura de redes razoavelmente estável e uma rede ad-hoc, onde alguns dispositivos estão presentes no ambiente doméstico por um longo período de tempo, e por outro lado, outros estão esporadicamente.
Como pode ser inferido, segurança é um aspecto importante em todo o ambiente de rede, no entanto, em redes wireless diferentes aspectos são assumidos. Uma rede wireless é naturalmente aberta, onde não é possível prevenir que pessoas mal intencionadas escutem uma conexão e obtenham dados que estão sendo transmitidos, deste modo, é um ambiente naturalmente inseguro.
Em rede tradicional, os aspectos de segurança são usualmente suportados em diferentes camadas de protocolos. Tipicamente, criptografia de dados é efetuada na camada de sessão e seu desenvolvimento depende do tipo de aplicação suportada. Mais recentemente, devido ao aumento da importância da segurança, os objetivos de criptografia têm sido incorporados pelos protocolos de rede.
De qualquer modo, em ambientes ad hoc, baseado em tecnologia Bluetooth, características de segurança são implementadas na camada de enlace. O algoritmo desenvolvido em Bluetooth torna difícil a escuta de uma conexão Bluetooth. Mas não é possível garantir uma completa segurança do sistema.
Independente da tecnologia a ser usada, a confidencialidade e a integridade devem ser mantidas. Levando em conta as características especiais em um ambiente wireless, é considerado importante estabelecer:

  • Modelo e arquitetura de segurança;
  • Um framework para desenvolvimento da aplicação;
  • Implementação de aplicações demo usando como base o desenvolvimento e implementação da arquitetura de segurança especificada.
Desta forma, a principal proposta deste projeto é identificar ameaças e problemas de segurança nestes ambientes de rede ad-hoc, especificar, implementar e desenvolver um modelo e uma arquitetura de segurança para este ambiente, tomando como base um cenário de aplicação. Além disso, realizar testes e validações destas soluções para aplicações específicas relacionadas ao controle de equipamentos domésticos/escritório e sistemas hospitalares. Este ambiente de rede ad-hoc será baseado em Bluetooth e tecnologia de redes locais sem fio. Este projeto é suportado pela Escola Politécnica de São Paulo (EPUSP) e coordenado pelo Laboratório de Arquitetura de Redes de Computadores (LARC).