LARC - Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores

Em Tupi-Guarani,Tera = Taxa de Terabits/s)

É um projeto colaborativo que visa estabelecer uma rede de fibra ótica interligando laboratórios de pesquisa para o estudo, desenvolvimento e demonstração de tecnologias e aplicações da Internet Avançada. Para alcançar seus objetivos será criada uma infra-estrutura de comunicação que permitirá o desenvolvimento de Pesquisa em:

  • Transmissão, comutação e roteamento óptico,
  • Engenharia de tráfego e qualidade de serviço,
  • Integração de redes ópticas com redes móveis de banda larga com garantia de   qualidade de serviço fim-a-fim,
  • Segurança e gerenciamento de redes ópticas de alta velocidade,
  • Aplicações Avançadas - WebLabs.

Neste projeto o LARC foi selecionado como um Laboratório Principal – LP da camada de Transporte, onde serão desenvolvidos os seguintes trabalhos:

Engenharia de Tráfego e Qualidade de Serviço Fim-a-Fim, Gerenciamento e Segurança e WebLabs.

Este projeto tem como premissa a disponibilidade de uma rede de alto desempenho, a saber, a Internet Avançada baseada no conceito de FTTL (Fiber-to-the-Lab). De forma mais específica, nesta primeira fase o projeto objetiva o desenvolvimento de uma rede de fibras ópticas, que permita comunicações sem limite tangível de largura de banda para novas aplicações da Internet. O desenvolvimento da rede pelos próprios pesquisadores e empresas parceiras, baseado no domínio total das tecnologias envolvidas, visa também multiplicar a capacidade de inovação, de geração de conhecimento e de formação de recursos humanos em qualidade e quantidade na área de redes ópticas de altíssima capacidade no âmbito do Estado de São Paulo.

Outro objetivo do projeto é o de estimular a capacitação e inovação das empresas no Estado de São Paulo através da licitação de desenvolvimentos de dispositivos, equipamentos e outros itens a serem utilizados na rede FTTL e nos Web Labs, bem como através de parcerias com instituições de pesquisa participantes do projeto.

O principal resultado esperado é o desenvolvimento de uma rede do tipo FTTL, padronizada e modular para o seu crescimento, que viabilize um novo modelo de pesquisas cooperativas e de excelência em todas as áreas do conhecimento.