LARC - Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores

O interesse comum na área de ensino à distância, demonstrado tanto pelo LARC – EPUSP (Laboratório de Arquitetura de Redes e Computadores da Escola Politécnica da USP) quanto pelo CIS – EPM (Centro de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP), criou a oportunidade de uma parceria entre esses grupos de pesquisa. Essa parceria propiciou a troca de experiências adquiridas na área e novos desenvolvimentos conjuntos, a fim de demonstrar a aplicabilidade de métodos, ferramentas e infra-estrutura de ensino remoto em áreas bastante diferenciadas.

Recursos da tecnologia da informação, tanto computacionais quanto comunicacionais, podem ser utilizados para tornar o processo educacional mais eficaz. Eles ajudam a manter os alunos intelectualmente ativos em relação à matéria durante aulas e palestras, permitindo o acesso sob demanda ao material do curso e também a materiais auxiliares espalhados por toda a extensão da rede internacional, automatizando as tarefas de monitoração e avaliação dos alunos em cursos de massa, disponibilizando laboratórios de simulação para a visualização e compreensão de situações complexas permitindo o exercício de atividades virtuais, o estabelecimento de sistemas de ajuda à distância, parcialmente automatizados com capacidades gráficas e interativas. Todos esses aspectos podem ser abordados no ensino da Engenharia e no da Saúde.

Essa parceria gerou um projeto que teve como objetivo a criação e implantação de Laboratórios de Ensino à Distância para as Áreas de Engenharia e de Saúde, o que permitiu o estabelecimento da infra-estrutura necessária para dar suporte à pesquisa, ao desenvolvimento, à produção e avaliação de material didático multimídia para sua distribuição a uma grande comunidade de usuários espalhados geograficamente. Foram cobertos por este projeto os aspectos pedagógicos associados ao ensino à distância, os aspectos da tecnologia de sistemas com multimídia mediados pela Internet, o desenvolvimento de ferramentas para o auxílio do desenvolvimento dos cursos, a avaliação de tais ferramentas e do modelo pedagógico utilizado para o processo ensino-aprendizagem.

Questões Importantes sobre pesquisa foram investigadas, dentre as quais se destacam: organização e distribuição do material didático multimídia entre os diversos servidores do sistema para garantir integridade e desempenho e a metodologia para a sua preparação; metodologia para a configuração de cursos para a Internet e suas ferramentas de suporte; modelos formais para descrição de conteúdos multimídia; sistema de acesso à base de dados para identificação e seleção de material didático; mecanismos apropriados para a avaliação desse material; mecanismos de avaliação do desempenho do aluno.

O resultado dessas pesquisas foi utilizado no desenvolvimento de dois softwares de auxílio a autoria de cursos: o primeiro é o Sistema de Configuração de Cursos à Distância, e o segundo trata-se do Sistema para Criação Automatizada de Testes. Esses softwares foram aplicados no desenvolvimento de cursos nas áreas de Engenharia e Saúde com eficiência e eficácia comprovadas.