LARC - Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores

A contínua evolução da tecnologia de comunicação e processamento de dados veio possibilitar a aplicação de sistemas de computação em áreas que até a bem pouco tempo não eram viáveis. Não só aplicações já existentes tornaram-se mais velozes, mas, principalmente, novas aplicações foram disponibilizadas ampliando as áreas de atuação dessas novas tecnologias. Neste contexto surgiram as aplicações que manipulam conteúdos multimídia, tais como, dados, voz e imagem.

Concomitantemente, ocorria a expansão do uso de computadores interconectados através de redes, nos mais diversos ambientes tais como: pesquisa, educação, comércio e indústria. Este contexto de múltiplos sistemas autônomos interconectados deu origem a novos paradigmas de programação, tais como, modelo cliente/servidor, modelo orientado a objetos, modelo de objetos distribuídos, entre outros.

A combinação desses desenvolvimentos tecnológicos promoveu o aparecimento de ambientes sofisticados de processamento distribuído e comunicação de dados de alta velocidade com a necessidade de integração de serviços multimídia. A simples implantação isolada desses serviços não é suficiente para permitir que os sistemas modernos de processamento atinjam plenamente os seus requisitos. Faz-se necessário, que a infra-estrutura disponível para estas aplicações seja capaz de prover esses serviços de forma integrada e com níveis garantidos de desempenho e qualidade (QoS).

Questões relevantes de pesquisa podem ser formuladas que justificam plenamente a investigação dos problemas de produção, processamento, distribuição, armazenamento, gerenciamento e segurança de aplicações distribuídas que manipulam conteúdos multimídia.

Para que a investigação das tecnologias envolvidas nessas aplicações possa ser feito dentro de um ambiente real de utilização, optou-se por selecionar uma área de aplicação que motivasse e se caracterizasse como uma aplicação distribuída multimídia típica e de grande importância científica, econômica e social. Desta forma, motiva-se este projeto não só através do desenvolvimento científico e tecnológico esperado, como também pela sua conseqüente aplicação no meio econômico e social de nossa sociedade. O ambiente de aplicação escolhido foi o da Educação à Distância.

Recursos da tecnologia da informação, tanto computacionais quanto de comunicação, podem ser utilizados para tornar o processo educacional mais eficaz: ajudar a manter os alunos intelectualmente ativos em relação à matéria durante aulas e palestras; permitir o acesso sob demanda ao material do curso, bem como a materiais auxiliares espalhados por toda a extensão da rede internacional; mecanizar as tarefas de monitoração e avaliação dos alunos em cursos de massa; disponibilizar laboratórios de simulação impossíveis de se realizar de outra forma; permitir a visualização e compreensão de situações complexas e a realização de exercícios que as envolvam; estabelecimento de sistemas de ajuda à distância, parcialmente mecanizados, com capacidades gráficas e interativas.