LARC - Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores

O projeto I2TV teve por objetivo dar suporte a formação de um consórcio para desenvolvimento e teste de aplicações e ferramentas para TV Interativa em ambiente Internet2. Fizeram parte do consórcio as universidades UFRN, PUC-Rio, USP-SP e UFSC e as emissoras de televisão TVU-RN, TVE-RJ, TV Cultura-SP e TV Cultura-SC. O projeto previa o estudo dos três componentes essenciais em aplicações interativas de vídeo digital em banda larga: a geração de conteúdo, os exibidores (formatadores) temporais, presentes nos set-top boxes, e os sistemas (redes) de suporte a distribuição.

Uma série de questões permanecem em aberto em relação ao tema TV Interativa. A principal delas é a própria definição do que é um serviço de TV Interativa. No contexto deste projeto televisão interativa é definida como a junção das tecnologias associadas à difusão de vídeo com tecnologias interativas viabilizadas por um “canal de retorno” ligando terminais de acesso avançados com as emissoras de televisão.

A maioria dos padrões e produtos que estão sendo propostos e implementados apontam claramente para uma integração de tecnologias de broadcast de vídeo digital com a WWW.

O conjunto de aplicações que surgirão, ou serão estendidas, como conseqüência desta integração é bastante vasto. Alguns exemplos são comércio eletrônico via TV, ou t-comerce, broadcasting de vídeo na Internet, vídeo sob demanda etc. Exemplos de aplicações que serão estendidas incluem programas de auditório com participação em tempo real dos telespectadores de suas casas, TVs comunitárias interativas, versões interativas de programas de televisão educacionais como o Telecurso etc.

O conteúdo de aplicações de TV interativa são documentos multimídia que seguem o paradigma de hipermídia. Sistemas de autoria e exibição (formatadores temporais) desses documentos são um dos focos deste projeto. Aplicações de vídeo interativo em banda larga são em geral aplicações que exigem transmissão multicast (para um grupo de usuários) e com qualidade de serviço (QoS). A diversidade de sistemas para o transporte multimídia em redes de backbone e redes de acesso salienta a importância do desenvolvimento de frameworks para a solução dos diversos problemas, independentes da utilização de uma rede ou protocolo específico, mas adaptável a ele. O desenvolvimento de frameworks para comunicação de grupo com QoS é também um dos focos deste projeto.

A programação de aplicações de vídeo para plataformas distribuídas e heterogêneas parece poder se beneficiar da utilização de um padrão de componentes, como o CORBA. No entanto, esse padrão, assim como a maior parte dos sistemas existentes atualmente, se baseia em uma arquitetura cliente-servidor. Uma das direções de trabalho neste projeto será o estudo de arquiteturas alternativas para aplicações de vídeo e a possibilidade de coordenar a utilização do padrão CORBA com paradigmas de orientação a eventos, comunicação peer-to-peer e comunicação assíncrona mais adequados para comunicação em grupo e comunicação em redes não confiáveis. O estudo de paradigmas de suporte a programação de aplicações de vídeo para ambientes heterogêneos foi um outro enfoque deste projeto.

Objetivos:

Desenvolvimento de tecnologia para aplicações de vídeo interativo em banda larga, em especial TV interativa, visando:

1. A geração de conteúdo:
  • Através do domínio das tecnologias relevantes no contexto nacional para codificação de programas de TV Interativa;
  • Através do desenvolvimento de sistemas de autoria para documentos hipermídia (filmes, programas jornalísticos, documentários, comerciais, etc.) com relacionamentos de sincronização temporal e espacial;
2. A construção de exibidores (formatadores) temporais – visando o desenvolvimento de aplicativos clientes de controle de exibição que poderão ser utilizados em set-top boxes; e o desenvolvimento de terminais de acesso abertos e de baixo custo para aplicações de TV Interativa; 3. Os sistemas (redes) de suporte a distribuição:
  • Através da montagem de uma rede para transmissão de vídeo digita;
  • Através do domínio das diferentes tecnologias para transmissão de programas de TV interativa;
  • Através do desenvolvimento de frameworks para comunicação em grupo e com QoS para incorporação às aplicações e ao sistema de comunicação (nas diversas camadas da arquitetura de protocolos);
  • Através do desenvolvimento de algoritmos e métodos para o planejamento e otimização de sistemas de híbridos de acesso e sistemas de rádio acesso sem fio em banda larga;
  • Através do desenvolvimento de servidores de vídeo com suporte para distribuição de programas de TV Interativa;
  • Capacitação de pessoal em área estratégica.