LARC - Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores

Visando garantir a veracidade dos pagamentos efetuados ao Detran-SP, o LARC especificou e propôs um protocolo de Autenticação Digital que fosse viável de ser implementado através dos sistemas atualmente disponíveis nos caixas de banco brasileiros, ou seja, utilizando-se impressoras de 40 colunas e que não necessitem de muitos caracteres para representar a assinatura, pois levaria muito tempo para se digitar essa assinatura e conseqüentemente fazer a sua validação. Os dados relevantes ao pagamento efetuado são assinados digitalmente, dificultando a falsificação de documentos bancários. O sistema foi implantado em março de 2000, permitindo aumento na arrecadação do estado.

O mecanismo acrescentou duas linhas aos comprovantes de pagamento bancário com a assinatura digital. Toda transação no Detran-SP que inclui a intervenção manual para efetivar um pagamento, solicita a assinatura digital. O sistema verifica a assinatura e, se estiver correta, confirma o pagamento, dando continuidade à transação.

De posse do documento autenticado é possível fazer-se a verificação da autenticidade somente baseando-se nas informações que encontram-se impressas no próprio documento.