LARC - Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores

Este projeto está sendo desenvolvido através de um esforço colaborativo de pesquisa envolvendo além do LARC, o INPE e o CCE-USP. Dentro do LARC este projeto tem a coordenação direta da Profa. Dra. Graça Bressan. As aplicações disponíveis atualmente para áudio e videoconferência sobre tecnologia IP estão voltadas para banda estreita, resultando em baixa qualidade de áudio e vídeo permitindo interação deficiente e que inviabiliza o seu uso em situações que exijam maior qualidade. A rede GIGA oferece novos desafios e novas oportunidades, sendo adequada ao desenvolvimento de aplicações que permitam a comunicação através de áudio e vídeo de alta qualidade, fazendo uso de imagens e vídeo de alta-definição e com especificação de qualidade de serviço. Os grandes projetos na área de satélites que o INPE desenvolve, especificamente através do laboratório LIT têm muito a ganhar com uma infra-estrutura de comunicação de alta velocidade. Esta infra-estrutura deve oferecer recursos para comunicação entre equipes em diferentes localidades, com visualização de procedimentos através de imagens de alta definição e troca de altos volumes de dados em tempo real. Hoje essas atividades exigem a mobilização de todo o pessoal envolvido que devem estar presentes no local onde os dados são recebidos. A disponibilidade de equipamentos que atendem a estas necessidades vem complementar e viabilizar este esforço de pesquisa que resultará em sistemas de grande utilidade em outras situações tais como tele ensino e telemedicina. Deve-se destacar o desenvolvimento será baseado em plataformas de software abertas de forma que as aplicações possam ser utilizadas em outros ambientes com esta característica independentemente dos equipamentos utilizados. Os objetivos específicos deste projeto são os seguintes: a) Projeto de uma aplicação colaborativa com capacidade para interação através de vídeo e voz e visualização de dados compartilhados. Esta aplicação constitui um ambiente que permite ao usuário:

  • Estabelecer sessões de áudio/videoconferência com outros parceiros nos modos ponto a ponto ou multiponto e manter conversação sobre o decorrer dos testes, permitindo acompanhamento on-line dessas atividades.
  • Interação com o sistema para examinar dados de testes à medida que estão sendo recebidos através de execução das aplicações.
  • Abrir e examinar vídeos armazenados em um servidor de vídeos que apresentam gravações em alta definição de procedimentos para a realização de atividades.
  • Examinar relatórios de testes diversos (tais como ensaios vácuo-térmicos).
  • Controlar a segurança e privilégio de acessos
b) Projeto de aplicações voltadas a testes de satélites que permitem a visualização de dados como séries temporais. O sistema deverá prover mecanismos para controle de acesso de forma que usuários externos possuam direito de acesso somente aos dados de teste de sua empresa e não tenham direito de alteração de dados. Os usuários identificados deste sistema são: Laboratório de Aquisição de Dados e Processamento de Sinais, Laboratório de Ensaios Vácuo-Térmico, Grupo de integração. c) Definição e implantação da arquitetura do sistema com a caracterização da localização dos servidores e equipamentos, a arquitetura de interconexão, os protocolos e configurações a serem utilizados, os componentes de software a serem utilizados em cada máquina e a configuração desses equipamentos. Além disso, será feita a instalação e conexão ao backbone da rede Giga. d) Análise do sistema desenvolvido através da análise do sistema implementado em relação à qualidade de serviço para as diversas configurações, tipos de tráfego e níveis de cargas. Serão feitas análises para identificação de eventuais problemas de desempenho e gargalos e o impacto dos diversos componentes no desempenho global.