LARC - Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores

O serviço de e-mail do LARC é composto por servidores SMTP, IMAP e POP, bem como por um servidor de webmail. Esta página apresenta as principais informações relacionadas ao serviço.

Os links abaixo apresentam detalhes do serviço de e-mail.

Política de Uso

Cada usuário recebe uma caixa postal de 1GB, que pode ser ajustada mediante justificativa e disponibilidade de recursos no servidor. 

As mensagens antigas não expiram. Quando esta cota for ultrapassada as mensagens deixam de ser recebidas, sendo portanto importante que as mensagens seram periodicamente apagadas e a lixeira esvaziada.

Todas as mensagens que passam pelo servidor (tanto recebidas de usuários externos como enviadas por usuários internos) passam por controle anti-spam / anti-malware. Caso um usuário esteja enviando mensagem com conteúdo inapropriado, sua conta poderá ser bloqueada. 

Configurações Resumidas

As configurações resumidas do serviço são apresentadas abaixo:

SMTP
  • Server: smtp.larc.usp.br
  • Porta: 587
  • Autenticação: senha
  • Username: usuário
  • Criptografia: STARTTLS
IMAP
  • Servidor: imap.larc.usp.br
  • Porta: 993
  • Autenticação: senha
  • Username: usuário
  • Criptografia: SSL/TLS
  • IMAP Server Directory: deixar vazio
  • Pasta de Mensagens Enviadas: Sent
  • Pasta de Mensagens Excluídas (Deletadas): Trash
  • Pasta de Mensagens Rascunho (Drafts): Drafts
  • Pasta de Spams: Spam
POP
  • Server: mail.larc.usp.br
  • Porta: 995
  • Autenticação: senha
  • Username: usuário
  • Criptografia: SSL/TLS

 

SMTP

No LARC utiliza-se as recomendações da RFC 4409 (Message Submission) para o envio de e-mails de forma segura. Para tanto o envio deverá ser via porta 587 (Submission), com criptografia TLS (método STARTTLS) e autenticação baseada em usuário/senha (não é necessário colocar o username com o domínio).

IMAP / POP

O protocolo a ser utilizado para configuração em clientes de email (celular, desktop) é o IMAP , uma vez que ele permite que todos os aplicativos (e o webmail) tenham uma visão única da caixa postal. O protocolo POP está disponível apenas para situações onde se deseja retirar as mensagens do LARC e utilizar um outro serviço de email para leitura/recepção de mensagens (ex.: para se usar o gmail como cliente para os email do LARC - vale ressaltar que deve-se neste caso verificar se não se está infringindo as cláusulas de confidencialidade do projeto).

Webmail

O servidor de webmail foi atualizado, e o novo servidor pode ser acessado no mesmo endereço de antes (https://webmail.larc.usp.br. As mesmas pastas do IMAP estão disponíveis no webmail novo, porém os contatos salvos no webmail antigo devem ser migrados manualmente; as instruções de migração encontram-se aqui

Senha

O email utiliza-se de uma senha exclusiva para este serviço, não sendo esta senha compartilhada com outros serviços do LARC. Em caso de repetidas tentativas de acesso ao email com uma senha incorreta a conta do usuário será bloqueada por 1h.

Para a troca de senha deve-se efetuar o login em https://mail.larc.usp.br e, na barra de ícones à esquerda, clicar em Configurações --> Senha, conforme imagem abaixo. Abrirá então um formulário para você digitar a senha antiga e a nova. Efetue o logout e novo login na interface web para verificar a troca. 

Vale ressaltar que após esta troca deve-se trocar também a configuração de email salva em seus dispositivos pessoais (e.g.: smartphone, tablets, notebook, etc.), bem como em serviços externos (e.g.: Gmail). Como estes dispositivos fazem verificações automatizadas, se as senhas salvas não forem trocadas poderá ocorrrer um cenário de repetidos travamentos de conta. 

SPAMs

E-mails identificados como SPAM são automaticamente encaminhados para a pasta Spam, que é visível apenas pelo webmail e via IMAP (no caso do IMAP, pode ser necessário subscrever a pasta no aplicativo cliente). As mensagens são removidas automaticamente da pasta de spam após 30 dias.

Infelizmente não há uma técnica completamente eficaz contra spam, uma vez que os spammers estão sempre inventando novas técnicas para burlar estes filtros. Normalmente eles trabalham com métodos estatísticos que indicam a probabilidade de um dado e-mail ser um spam; alguns, como filtros bayesianos, demandam treinamento recorrente. É por isso que há falsos positivos e falsos negativos.

O sistema conta com uma funcionalidade para retreinar o filtro de spam via webmail, e falsos negativos do mecanimo. Os passos para isso são os seguintes:

  • SPAMs não detectados: deve-se mover a mensagem para a pasta Spam no servidor.
  • Mensagens incorretamente marcadas como SPAM: deve-se movê-la da pasta Spam no servidor e deixá-la na pasta Inbox ao menos por uma noite. 

E-mails com rementente @larc.usp.br que forem provenientes de serviços de webmail externos  (eg. Google Gmail) serão marcados como spam, uma vez que somente o servidor do LARC está registrado como servidor válido nos mecanismos anti-spam da Internet. 

Resposta Automatizada

O novo servidor conta com mecanismo para responder automaticamente os remetentes caso uma dada pessoa esteja afastada (ex.: de férias/em congresso/etc. )e não possa responder mensagens rapidamente. Caso este mecanismo seja ativado:

  • Todas as mensagens recebidas durante este periodo serão armazenadas na caixa postal;
  • Apenas a primeira mensgem que um dado remetente enviar durante o período de afastamento será respondida com uma mensagem automatizada; as mensagens subsequentes enviadas pelo mesmo remetente serão apenas guardadas sem a resposta automática

Para se configurar o mecanismo:

  • Efetuar o login em https://mail.larc.usp.br .
  • Clique em Configurações e Fora do Escritório
  • Na tela que abrir, preencha os campos da parte de cima (dentro de "Responder Mensagem"), conforme imagem abaixo, e clique em Salvar. Não precisa alterar os campos dentro de "Opções Avançadas"

Mensagem de Férias

Integração com outros serviços de e-mail (e.g.: Gmail)

O serviço do LARC não faz mais o forwarding para outros servidores externos, como o Gmail.com ou Outlook.com, uma vez que tal funcionalidade estava causando uma série de problemas com estes servidores. 

No caso do Gmail há uma funcionalidade específica para vc puxar periodicamente as mensagens do LARC para o Gmail:

  • Efetuar o login na interface web do gmail
  • No canto superior direito, clique em Configurações Configurações e Ver todas as configurações.
  • Clique na guia Contas e importação.
  • Na seção "Verificar o e-mail de outras contas", clique em Adicionar uma conta de e-mail.
  • Digite o endereço do e-mail LARC e clique em Avançar.
  • Utilize os seguintes parâmetros:
    • Servidor POP: mail.larc.usp.br
    • Porta 995
    • Marcar "Usar sempre uma conexão segura (SSL) ao recuperar e-mail"
  • Clique em Adicionar conta.

Para estra integração vale ressaltar os seguintes pontos:

  • As mensagens não ficarão mais no LARC;
  • Em caso de troca de senha é necessário alterar também a senha nesta opção do Gmail, senão o Gmail não conseguirá mais fazer o download das mensagens

 

Troubleshooting

Principais Problemas relacionados ao serviço de email:

1. Não consigo fazer login / Minha senha não funciona

  • Verifique se está usando a senha correta. A senha do email é específica deste ambiente, e é diferente da senha dos outros serviços do LARC (VPN/ Gitlab/ LARCbox, Tidia-AE, etc.)
  • Se a sua senha não é utilizada há tempos, ela pode ter expirado. Entre em contato com a administração da rede.
  • Se seu usuário é antigo e sem uso há tempos, a sua conta pode também ter sido removida. Entre em contato com a administração da rede para verificação. 

2. Enviei um email e ele não foi recebido.

O envio de emails passa por um conjunto de verificações, tanto do lado do rementente como do destinatário, para minimizar problemas de spam e códigos maliciosos. Seu troubleshooting é complexo, tanto devido a estas verificações como por conta do volume de mensagens que o servidor dop LARC processa (literalmente milhares de emails/dia). Para a verificação das causas, é necessário fornecer à administração da rede do LARC:

  • endereço de email do remetente
  • endereço de email dos destinatários com problema
  • hora aproximada do envio 
  • Cliente de email usado para o envio (no caso do remetente ser uma conta do LARC), tais como Thunderbird, Outlook, Webmail LARC, outro Webmail (Gmail), Tidia-AE, cliente de email no celular, entre outros
  • Informar se email possuia anexos e, se possível, as extensões dos arquivos anexados. 

3. Tentei enviar um email via servidor do LARC e o servidor rejeita imediatamente

Há algumas verificações que o servidor faz no momento da conexão com o servidor; estas verificações imediatas normalmente não ficam registradas no servidor. Envie um print da tela com a mensagem de erro enviada pelo servidor para que possamos verificar o problema.