LARC - Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores

  • AMBIENTE COLABORATIVO COM SUPORTE À TRANSMISSÃO DE VÍDEO E MÍDIAS DIGITAIS DE ALTA DEFINIÇÃO

     Este projeto está sendo desenvolvido através de um esforço colaborativo de pesquisa envolvendo além do LARC, o INPE e o CCE-USP. Dentro do LARC este projeto tem a coordenação direta da Profa. Dra. Graça Bressan.

  • AUTENTICAÇÃO DIGITAL - DETRAN

    Visando garantir a veracidade dos pagamentos efetuados ao Detran-SP, o LARC especificou e propôs um protocolo de Autenticação Digital que fosse viável de ser implementado através dos sistemas atualmente disponíveis nos caixas de banco brasileiros, ou seja, utilizando-se impressoras de 40 colunas e que não necessitem de muitos caracteres para representar a assinatura, pois levaria muito tempo para se digitar essa assinatura e conseqüentemente fazer a sua validação.

  • CALL IP

O projeto Call IP tem, como objetivo, desenvolver um sistema de Call Center com recursos multimídia baseados em um ambiente de redes com comutação IP. Para tanto, serão tomados como base, os padrões H.323.
Este projeto deverá ser desenvolvido em diversas fases que pressupõem a incorporação gradativa de novas funcionalidades.

O Cisco Network Academy é um programa de capacitação profissional, que visa formar profissionais especializados em redes de computadores. Através da parceria com instituições de ensino, o Cisco Network Academy complementa a formação acadêmica, atendendo as necessidades do mercado por profissionais qualificados nesta área. O LARC foi a primeira academia do programa Cisco Academy no Brasil, tendo sido responsável pela formação das primeiras turmas de alunos e pelos primeiros instrutores do programa em território nacional. Atualmente o LARC não participa mais do programa.

O Objetivo do projeto Cismundos foi auxiliar a criação de um novo ambiente de comunicação, que combina diversos meios de entrega de conteúdo multimídia para pessoas em movimento, utilizando a rede DVB-T e UMTS/GPRS.
De forma a obter isso, o projeto especificará uma arquitetura para suportar a convergência do DVB-T e o UMTS/GPRS e especificará as funcionalidades de um gateway e as API’S do terminal.

Dentro dos projetos do LARC que visam inovações na área de gerenciamento de redes, destacou-se o projeto de Administração e Gerenciamento da Rede Corporativa dos Correios - CorreiosNet, composta pela interconexão de todas as
redes locais instaladas nas dependências da ECT, pelas facilidades de comunicação de dados e pelos serviços de rede.

O projeto COL consistiu no desenvolvimento de uma plataforma de suporte ao ensino à distância e ao ensino presencial, tendo sido usado por muitos anos pela Universidade de São Paulo. O sistema foi posteriormente substituído pelo sistema Tidia-AE, projeto multi-institucional da FAPESP, liderado pelos professores do LARC-USP.

  • CPDIA - NEC

    Automatic Call Distribution (ACD)

    Projeto de desenvolvimento de um sistema automático de distribuição de chamadas para plataforma Microsoft Windows NT. O desenvolvimento inclui a implementação do modulo Servidor e do modulo Cliente, onde o último deve apresentar interface gráfica que permita que o usuário visualize as chamadas entrantes e possa classificá-las. Este sistema deverá ser implantado em um Sistema de Call Center.

    Digital Service Network (DSN)

  • I2TV-INTERNET2 INFRASTRUCTURE FOR DEVELOPMENT OF INTERACTIVE TV TOOLS

    O projeto I2TV teve por objetivo dar suporte a formação de um consórcio para desenvolvimento e teste de aplicações e ferramentas para TV Interativa em ambiente Internet2. Fizeram parte do consórcio as universidades UFRN, PUC-Rio, USP-SP e UFSC e as emissoras de televisão TVU-RN, TVE-RJ, TV Cultura-SP e TV Cultura-SC.

  • KYATERA - UM TESTBED ÓPTICO DE PESQUISA PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTERNET AVANÇADA

    É um projeto colaborativo que visa estabelecer uma rede de fibra ótica interligando laboratórios de pesquisa para o estudo, desenvolvimento e demonstração de tecnologias e aplicações da Internet Avançada.

  • LABORATÓRIO DISTRIBUÍDO DE MULTIMIDIA SOB DEMANDA (LDMD)

    A contínua evolução da tecnologia de comunicação e processamento de dados veio possibilitar a aplicação de sistemas de computação em áreas que até a bem pouco tempo não eram viáveis. Não só aplicações já existentes tornaram-se mais velozes, mas, principalmente, novas aplicações foram disponibilizadas ampliando as áreas de atuação dessas novas tecnologias.

  • LED-ES

    O interesse comum na área de ensino à distância, demonstrado tanto pelo LARC – EPUSP (Laboratório de Arquitetura de Redes e Computadores da Escola Politécnica da USP) quanto pelo CIS – EPM (Centro de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP), criou a oportunidade de uma parceria entre esses grupos de pesquisa.

  • POLI-VIRTUAL

     A evolução tecnológica do ensino é hoje um dos assuntos mais discutidos na área de educação. Seus avanços conduzem à elaboração de ferramentas que possibilitam a disseminação mais rápida e eficiente da quantidade crescente de material disponível para informação e conhecimento.  Caminhando neste sentido, a Escola Politécnica vem realizando diversas pesquisas na área de educação e tecnologia, e colhendo seus resultados.

  • PROTOGENI

    O projeto Emulab/ProtoGENI @LARC-USP consistia em um testbed para emulação de redes, que permitia aos pesquisadores o desenvolvimento de novas tecnologias, incluindo pesquisas em arquiteturas de Internet do Futuro.  O testbed Emulab/Protogeni @LARC-USP foi criado em 2006, dentro do projeto Kyatera, baseado no arcabouço de controle Emulab (criado na Universidade de Utah), para o desenvolvimento de pesquisas inovadoras em Redes de Computadores. Em 2011 ele foi incluído no projeto FIBRE e, em 2012, foi atualizado para a integração com outros testbeds de Internet do Futuro, tornando-se parte do testbed norte-americano ProtoGENI.  

  • RMAV-SP

    O objetivo do Projeto RMAV-SP, visando o esforço internacional da Internet2, foi a criação de uma rede metropolitana de alta velocidade empregada na interconexão de universidades, centros de pesquisa e operadoras de serviço dentro do Estado de São Paulo e o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, envolvendo aplicações de Tele-Educação, Tele-Medicina e sistemas de Gerenciamento e Segurança desse ambiente.

  • SEGURANÇA EM AMBIENTES DE REDES AD-HOC

    Um dos mais importantes avanços tecnológicos destas últimas décadas está relacionado à comunicação sem fio (wireless). Como resultados destes avanços, comunicações sem fio têm sido desenvolvidas para suportarem, não somente telefonia, mas também dispositivos domésticos e de outros tipos de uso diário. Estes dispositivos deverão estar habilitados para se comunicarem com outros dispositivos em qualquer ambiente e também conectados a Internet.

  • SISTEMA DE AUTENTICAÇÃO ÚNICA

    O Sistema Único de Autenticação foi desenvolvido pela equipe do LARC para uma grande instituição financeira brasileira em 1998.

    Os usuários desta empresa faziam uso de diferentes serviços, cada um deles com senhas diferentes. Com a implantação do sistema, uma única senha é utilizada para acessar todos os serviços. Com a unificação da base de dados foi possível estabelecer mecanismos para seguir a política de segurança da instituição.

  • SISTEMA SOL – SISTEMA SEGURO ON-LINE

    O projeto SOL foi elaborado para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e teve como principal objetivo a especificação de um novo ambiente computacional com as ferramentas adequadas que pudessem dar sustentação ao fluxo de trabalho da FAPESP.
    Num primeiro momento, os requisitos de informação, aplicações e comunicação foram levantados. Duas grandes áreas do projeto foram identificadas:

  • TVOD: SISTEMA MULTIMÍDIA SOB DEMANDA PARA DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL DIGITAL DAS TVS EDUCATIVAS

     As TVS Educativas têm um papel fundamental no registro e disseminação de informações  cientificas, técnicas e educacionais. Essas instituições sejam elas diretamente relacionadas a uma Universidade ou não, cumprem seu papel, procurando ainda preservar esse acervo de valor inestimável. Os sistemas tradicionais que são utilizados para a distribuição em massa desse material, fazem uso de técnicas de “Broadcast” (distribuição em tempo real ou simultâneo).