Pesquisadora do LARC lança livro sobre Planejamento de TI Colaborativo

No último dia 24,  a professora Dra. Tereza de Carvalho,  pesquisadora do LARC e diretora do CCE – Centro de Computação e Eletrônica da USP, lançou o livro, na qual é coordenadora, intitulado : “ TI – Tecnologia da Informação. Tempo de inovação: Um estudo de caso de planejamento estratégico colaborativo” na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos.

A obra é  estudo de caso do CCE um centro que presta serviços de TI a USP. Seu conteúdo reúne uma coletânea  de textos elaborados pelos seus próprios colaboradores sobre o desenvolvimento, implementação e acompanhamento de um planejamento estratégico participativo  do centro.

tereza-livro Os capítulos abordam os temas referentes à infraestrutra de  redes, Data Center, Microinformática, Sustentabilidade em tecnologia da informação, Governança , Suporte a vídeo conferência e transmissão de vídeos, Aquisição de bens de informática e telecomunicações.

 Na mensuração dos resultados do planejamento o CCE  utilizou  o modelo da ferramenta desenvolvida pelo MIT – CISR incorporando outros modelos consagrados do mercado como o BSC (Balanced Score Card), COBIT  e ITIL.

O  destaque do livro é as ações de Sustentabilidade que focam-se nas questões ambientais como TI verde  e tratamento do lixo eletrônico, e também questões ligadas a evolução e ao crescimento do ser  humano.

tereza-livro2Esta obra pode ser usada como referência nas organizações públicas ou privadas, para pessoas que trabalham ou estudam na área de TI ou para um colaborador que queira crescer junto com sua organização.