LARC representa o Brasil e o projeto Ae em evento internacional sobre Aprendizado Eletrônico.


O projeto Aprendizado Eletrônico (Ae) do programa TIDIA representado pelo Laboratório Arquitetura e Redes e Computadores (LARC) participou do Simpósio Virtual "International Experience Report on E-Learning", organizado pelo E-Learning Support Division (ELSA) da Universidade Leibniz de Hannover (Alemanha) no dia 4 de maio passado.


O evento se iniciou com a apresentação do Prof. Cornelis Kater da própria Universidade de Hannover que mostrava um breve panorama sobre as pesquisas dentro do seu grupo de estudo e o sistema de gerenciamento de ensino eletrônico utilizado pelos alunos e professores da instituição denominado Stud. IP.


Em seguida, a Universidade Tecnológica Nacional da Argentina, representada pelos
professores Uriel Cukierman e Juan M. Palmieri, expôs o seu projeto de pesquisa em aprendizado eletrônico. A principal atividade de desenvolvimento foi a criação de um ambiente virtual que oferece suporte às aulas presenciais da instituição e que utiliza a tecnologia SMS para interagir alunos e professores por meio da troca de mensagens nos telefones móveis dos usuários.


E por fim, o Prof. Wilson Ruggiero, diretor do LARC e coordenador geral do Ae, apresentou o projeto e sua plataforma de gerenciamento de ensino aos participantes do evento. O professor contextualizou o projeto dentro do programa geral TIDIA financiado pela FAPESP, e apresentou o projeto KyaTera que oferece a infra-estrutura da rede que conecta os laboratórios participantes do programa. Assim, as ferramentas desenvolvidas na plataforma Ae desfrutam das possibilidades oferecidas pela a rede de alta velocidade implementada pelo Kyatera.
Foram descritas também as atividades de aprendizado virtual ambientadas na plataforma Ae e o escopo da nova ferramenta desenvolvida pelo LARC. A ferramenta denominada NetLab possibilitará gerenciamento de experimentos, recursos e relatórios, reunindo todos os requisitos para a realização dos laboratórios virtuais.
Além das entidades palestrantes, as Universidades de Osnabrück, de Claustahl e de
Kassel, participaram como ouvintes do evento e realizaram perguntas aos convidados na segunda parte do evento. As perguntas permitiram que os participantes do simpósio interagissem de forma colaborativa. Ao final, os pesquisadores elaboraram um documento que listava as três principais contribuições de pesquisa em aprendizado eletrônico a serem desenvolvidas em seus respectivos projetos.
"O feedback do evento foi positivo, os pesquisadores das outras universidades se surpreenderam com o grau de inovação e abrangência da pesquisa desenvolvida no projeto brasileiro" diz o professor Ruggiero.


Veja os websites das Universidades participantes do evento:

Universidade de Hannover:
http://www.uni-hannover.de/en/studium/elearning/index.php


Universität Osnabrück
http://www.uni-osnabrueck.de/standard_en/96.html


Technische Universität Claustahl
http://www.tu-clausthal.de/Welcome.php.en


Universität Kassel (M.A. Christine Wichmann)
http://cms.uni-kassel.de/index.php?id=grp-international