Ae atualiza seu ambiente de ensino e lança versão especial para a universidade

USP ganha edição especial da plataforma de aprendizado e colaboração científica em código livre e aberto, destinada às instituições de ensino e pesquisa de todo o país, desenvolvida de acordo com a demanda dos usuários. O Ae é resultado da pesquisa colaborativa do Projeto TIDIA-Ae financiada pela FAPESP e que reúne 23 laboratórios das principais universidades do estado de São Paulo.

Nessa versão, o ambiente apresenta ferramentas inovadoras, além de disponibilizar um layout simples e moderno. O sistema Ae foi embasado na plataforma Sakai versão 2.5.3 conferindo maior interoperabilidade entre os sistemas internacionais de e-learning associados à Comunidade Sakai. Dessa forma, ferramentas desenvolvidas pela comunidade internacional podem ser acopladas ao ambiente Ae e vice-versa.

As ferramentas da versão inicial do Ae continuarão disponíveis na versão USP e haverá outras que auxiliarão os usuários em suas tarefas. Como por exemplo, a ferramenta de conteúdo de vídeo flash permite que o usuário do sistema carregue no Ae vídeos em formato flv de duas maneiras: carregando o arquivo no próprio repositório de cada site criado para as disciplinas (worksite), ou em um servidor externo que unifica os conteúdos independentes dos sites postados.

página da ferramenta Áudio-conferência 3DUma nova ferramenta destinada a realização de Áudio Conferência 3D permite que os participantes da conferência tenham a sua sensação de presença  aumentada pela capacidade de escutar o áudio dos seus interlocutores com informação de posicionamento espacial.

Experiências em laboratórios virtuais poderão ser realizados pelos alunos e criados pelos professores e monitores, por meio da ferramenta NetLab. O usuário pode criar diferentes bancadas para a execução dos experimentos, agendar os recursos necessários e utilizar as demais ferramentas do Ae durante o processo.

A nova versão do ambiente poderá se acessada pelo endereço http://agora.tidia-ae.usp.br/portal .

.

Mais informações sobre o Ae: www.tidia-ae.incubadora.fapesp.br ou pelo e-mail:tidia-ae@larc.usp.br