3Com e Furukawa fazem aliança tecnológica com o Laboratório da Escola Politécnica da USP: foco em modernização de instalações e treinamento.

Com o apoio de empresas parceiras e da Universidade São Paulo, o LARC, Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica da USP, reinagurou seu laboratório didático no dia 27 de março. O projeto de modernização do espaço faz parte de uma iniciativa para que os alunos da Graduação e da Pós-graduação tenham acesso aos equipamentos e realizem experiências avançadas e complexas na área de rede de computadores.

Por meio do programa "Parceiros da Poli", o laboratório recebeu doações de empresas fornecedoras de soluções tecnológicas para equipar o espaço com equipamentos de ponta. A 3Com e a Furukawa integram o projeto e ajudaram na renovação da infra-estrutura de cabeamento do laboratório didático gerenciado pelo LARC. A 3Com foi responsável pela doação de roteadores das famílias 6000 e 5000 com módulos de VoIP e suporte à tecnologia Open Services Networking (OSN). A Furukawa ficou responsável por integrar todas as soluções e montar a nova infra-estrutura de rede do laboratório didático através da doação de cabos e acessórios CAT 6 para cabeamento estruturado.

"A parceria da Furukawa com a Universidade de São Paulo para modernização do LARC da Escola Politécnica vai ao encontro do compromisso que temos com o desenvolvimento tecnológico do Brasil", ressalta o presidente da Furukawa, Foad Shaikhzadeh, completando que a companhia entende que a boa formação profissional é o primeiro passo para a evolução do mercado de TI no país.

"É com imenso prazer que a 3Com realiza essas doações, promovendo o desenvolvimento de profissionais capacitados para o mercado de tecnologia", ressalta Antonio Mariano, Diretor de Tecnologia da 3Com. Para o presidente da 3Com no Brasil, Adriano Gaudêncio, "é gratificante verificar a concretização deste projeto com foco na formação acadêmica num país que carece de melhorias na área educacional.".

O LARC completa, em 2008, 15 anos de experiência em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que trazem inovações e avanços tecnológicos para a sociedade.