Previous Projects

Available only in Portuguese.

  •  Este projeto está sendo desenvolvido através de um esforço colaborativo de pesquisa envolvendo além do LARC, o INPE e o CCE-USP. Dentro do LARC este projeto tem a coordenação direta da Profa. Dra. Graça Bressan.

  • Visando garantir a veracidade dos pagamentos efetuados ao Detran-SP, o LARC especificou e propôs um protocolo de Autenticação Digital que fosse viável de ser implementado através dos sistemas atualmente disponíveis nos caixas de banco brasileiros, ou seja, utilizando-se impressoras de 40 colunas e que não necessitem de muitos caracteres para representar a assinatura, pois levaria muito tempo para se digitar essa assinatura e conseqüentemente fazer a sua validação.

  • O projeto Call IP tem, como objetivo, desenvolver um sistema de Call Center com recursos multimídia baseados em um ambiente de redes com comutação IP. Para tanto, serão tomados como base, os padrões H.323.
    Este projeto deverá ser desenvolvido em diversas fases que pressupõem a incorporação gradativa de novas funcionalidades.

  • O Objetivo do projeto Cismundos foi auxiliar a criação de um novo ambiente de comunicação, que combina diversos meios de entrega de conteúdo multimídia para pessoas em movimento, utilizando a rede DVB-T e UMTS/GPRS.
    De forma a obter isso, o projeto especificará uma arquitetura para suportar a convergência do DVB-T e o UMTS/GPRS e especificará as funcionalidades de um gateway e as API’S do terminal.

  • Dentro dos projetos do LARC que visam inovações na área de gerenciamento de redes, destacou-se o projeto de Administração e Gerenciamento da Rede Corporativa dos Correios - CorreiosNet, composta pela interconexão de todas as
    redes locais instaladas nas dependências da ECT, pelas facilidades de comunicação de dados e pelos serviços de rede.

  • Automatic Call Distribution (ACD)

    Projeto de desenvolvimento de um sistema automático de distribuição de chamadas para plataforma Microsoft Windows NT. O desenvolvimento inclui a implementação do modulo Servidor e do modulo Cliente, onde o último deve apresentar interface gráfica que permita que o usuário visualize as chamadas entrantes e possa classificá-las. Este sistema deverá ser implantado em um Sistema de Call Center.

    Digital Service Network (DSN)

  • O projeto I2TV teve por objetivo dar suporte a formação de um consórcio para desenvolvimento e teste de aplicações e ferramentas para TV Interativa em ambiente Internet2. Fizeram parte do consórcio as universidades UFRN, PUC-Rio, USP-SP e UFSC e as emissoras de televisão TVU-RN, TVE-RJ, TV Cultura-SP e TV Cultura-SC.

  • A contínua evolução da tecnologia de comunicação e processamento de dados veio possibilitar a aplicação de sistemas de computação em áreas que até a bem pouco tempo não eram viáveis. Não só aplicações já existentes tornaram-se mais velozes, mas, principalmente, novas aplicações foram disponibilizadas ampliando as áreas de atuação dessas novas tecnologias.

  • O interesse comum na área de ensino à distância, demonstrado tanto pelo LARC – EPUSP (Laboratório de Arquitetura de Redes e Computadores da Escola Politécnica da USP) quanto pelo CIS – EPM (Centro de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP), criou a oportunidade de uma parceria entre esses grupos de pesquisa.

  •  A evolução tecnológica do ensino é hoje um dos assuntos mais discutidos na área de educação. Seus avanços conduzem à elaboração de ferramentas que possibilitam a disseminação mais rápida e eficiente da quantidade crescente de material disponível para informação e conhecimento.  Caminhando neste sentido, a Escola Politécnica vem realizando diversas pesquisas na área de educação e tecnologia, e colhendo seus resultados.

  • em Tupi-Guarani,Tera = Taxa de Terabits/s)

    é um projeto colaborativo que visa estabelecer uma rede de fibra ótica interligando laboratórios de pesquisa para o estudo, desenvolvimento e demonstração de tecnologias e aplicações da Internet Avançada. Para alcançar seus objetivos será criada uma infra-estrutura de comunicação que permitirá o desenvolvimento de Pesquisa em:

  • O objetivo do Projeto RMAV-SP, visando o esforço internacional da Internet2, foi a criação de uma rede metropolitana de alta velocidade empregada na interconexão de universidades, centros de pesquisa e operadoras de serviço dentro do Estado de São Paulo e o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, envolvendo aplicações de Tele-Educação, Tele-Medicina e sistemas de Gerenciamento e Segurança desse ambiente.

  • Um dos mais importantes avanços tecnológicos destas últimas décadas está relacionado à comunicação sem fio (wireless). Como resultados destes avanços, comunicações sem fio têm sido desenvolvidas para suportarem, não somente telefonia, mas também dispositivos domésticos e de outros tipos de uso diário. Estes dispositivos deverão estar habilitados para se comunicarem com outros dispositivos em qualquer ambiente e também conectados a Internet.

  • O Sistema Único de Autenticação foi desenvolvido pela equipe do LARC para uma grande instituição financeira brasileira em 1998.

    Os usuários desta empresa faziam uso de diferentes serviços, cada um deles com senhas diferentes. Com a implantação do sistema, uma única senha é utilizada para acessar todos os serviços. Com a unificação da base de dados foi possível estabelecer mecanismos para seguir a política de segurança da instituição.

  • O projeto SOL foi elaborado para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e teve como principal objetivo a especificação de um novo ambiente computacional com as ferramentas adequadas que pudessem dar sustentação ao fluxo de trabalho da FAPESP.
    Num primeiro momento, os requisitos de informação, aplicações e comunicação foram levantados. Duas grandes áreas do projeto foram identificadas:

  •  As TVS Educativas têm um papel fundamental no registro e disseminação de informações  cientificas, técnicas e educacionais. Essas instituições sejam elas diretamente relacionadas a uma Universidade ou não, cumprem seu papel, procurando ainda preservar esse acervo de valor inestimável. Os sistemas tradicionais que são utilizados para a distribuição em massa desse material, fazem uso de técnicas de “Broadcast” (distribuição em tempo real ou simultâneo).